top of page

Metadados de acervos históricos digitalizados

download

ciência de dados aplicada à escrita da história

A partir da extração de informações selecionados de acervos digitalizados pode-se compor um conjunto de dados uteis para pesquisas em história. Trata-se dos chamados metadados, que nada mais são do que dados sobre dados. Dos acervos históricos digitalizados extraímos informações hierarquizadas conforme as buscas que fazemos. Por exemplo, ao buscar um termo como historiografia, indexamos categorias como autor, nome do livro ou revista, página em que se encontra, ano, com a finalidade de produzir dados quantitativos e qualitativos a serem analisados. Pode-se rastrear a citação in loco e lê-la no próprio documento ou produzir estatísticas para grandes recortes temporais. Todo o conjunto de operações, da extração dos dados dos acervos à construção dos metadados envolve diversos conceitos da computação, mais especificamente da ciência de dados. Alguns exemplos são mineração e modelagem dados, motores de busca, indexação e visualização.

O uso da computação para pesquisa em humanidades gera uma série de debates sobre as implicações hermenêuticas (ROCKWELL, 2016; MORETTI, 2008), as mudanças do digital em relação ao analógico (MANOVICH, 2006), a natureza arquivo digital e até mesmo a formação de novas formas de existir no mundo a partir do ambiente computacional. (GROYS, 2013) De modo a poder pensar criticamente sobre esses debates, estamos produzindo metadados para testar hipóteses levantadas pela historiografia.

Até o momento temos mais de trinta acervos históricos digitalizados catalogados no Brasil e selecionamos quatro para realizar os testes: Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, Biblioteca Brasiliana Guita e Mindlim da USP, Biblioteca de Obras Raras da UFRJ e Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Apenas com esse recorte, conseguimos produzir metadados que se estendem do século XVI ao XXI. Abaixo algumas das temáticas usadas, palavras chaves buscadas e download dos metadados. Os metadados foram divididos por temáticas e acervos.

​

​

Bibliografia:

​

ROCKWELL, Geoffrey, Hermeneutica: Computer-Assisted Interpretation in the Humanities, Illustrated edição. Cambridge, Massachusetts ; London, England: MIT Press, 2016.

MORETTI, Franco, A Literatura Vista De Longe, 1a edição. Porto Alegre: Arquipélago, 2008.

MANOVICH, Lev. Visualização de dados como uma nova abstração e anti-sublime. IN: LEÃO, Lúcia. Derivas: Cartografias do ciberespaço. São Paulo: Sesc. 2006.

GORYS, Boris. Art Workers: Between Utopia and the Archive. e-flux Journal, https://www.e-flux.com/journal/45/60134/art-workers-between-utopia-and-the-archive/

Teoria da História e História da Historiografia:

​

Conceitos Mapeados:

​

​

historiografia sciencia geschichte síntese teoria da História historik organon ontologia hermeneutica retórica romantismo universidade profissional positivismo metódico historicismo ensino de história civilização progresso futuro passado presente tempo história

​

​

Acervos

​

Biblioteca Brasiliana Guita y Mindlim Usp

​

Biblioteca de Obras Raras da UFRJ

​

Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro

​

Hemeroteca Digital Brasileira

​

Outras Origens

​

​

Americanismos:

​

Conceitos Mapeados:

​

America-Latina Pan-América Hispano-américa América História Geral das Américas América do Sul Ibero-América Indoamérica Sudamericano Sudamérica História da américa

​

​

Acervos

​

Biblioteca Brasiliana Guita y Mindlim Usp

​

Biblioteca de Obras Raras da UFRJ

​

Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro

​

Hemeroteca Digital Brasileira

​

Outras Origens

Modernismos

​

Conceitos Mapeados

​

setanejo miscinegação antropofagia antropofagia

​

Variações:

mestiço híbrido caboclo cafuso mameluco cabrocha mesclado mulato pardo índio/indígena português preto negro branco europeu criollo mixto mezclado cruzado mesologia clima higiene

​

​

Acervos

​

Biblioteca Brasiliana Guita y Mindlim Usp

​

Biblioteca de Obras Raras da UFRJ

​

Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro

​

Hemeroteca Digital Brasileira

​

Outras Origens

​

​

Observações importantes:

Observações importantes:

  • As categorias dos metadados, como autor, ano, livro etc foram construídas pensando no relacionamento dos acervos históricos digitalizados. Trata-se de uma iniciativa pioneira e experimental de fazer o dialogo entre os bancos de dados de instituições públicas. Em breve explicação e tutorial sobre os procedimentos técnicos.

  • Dentro de cada categoria mapeada foram incluídas as variações morfológicas e ortográficas. Por exemplo, em América Latina incluem-se latino-americano, latina-americana e latin-américa. Para historiografia, historiographia, historiógrapho, historiographar, histotoriografar etc.

Downloads

bottom of page